A implantação de protocolos de segurança e novos métodos de controle da higienização dentro dos ônibus tem sido o principal foco da Brasil Sul na retomada gradual das operações rodoviárias. Com rotas que atendem aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, a empresa chega a transportar mais de 20 milhões de pessoas ao ano, sendo o maior do setor de transporte rodoviário do Sul do País. Com as restrições à mobilidade exigidas pelas medidas de contenção da Covid-19, a empresa chegou a reduzir a sua operação em mais de 90%. Hoje opera com 24% das linhas.
Neste período, a adoção dos protocolos de higienização e limpeza, de acordo com a Organização Mundial da Saúde e Vigilância Sanitária, e de inovações que tragam mais segurança aos passageiros durante as viagens está recebendo atenção máxima. A desinfecção interna do ar, por exemplo, passou a ser realizada com aplicação de ozônio. A tecnologia foi testada pela Universidade Federal de Santa Catarina com eficácia de 99% na eliminação de vírus. Já os filtros de ar-condicionado são limpos com jato d’água a cada viagem. A desinfecção do ambiente interno também é realizada pela pulverização de quaternário de amônia para a eliminação de vírus, seguida de limpeza adicional com álcool 70%. Estudo realizado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul constatou que a renovação do ar nas carrocerias utilizadas pela Brasil Sul é até 63% maior que a existente em locais de circulação, como supermercados, agências bancárias e aeroportos.
Outra inovação foi a implantação de cortinas de proteção entre as poltronas, lavadas e esterilizadas a cada viagem, em todos os serviços de Leito Cama, Leito Plus, Executivo, Semi Leito e Convencional, proporcionando segurança e privacidade aos passageiros. A empresa foi a primeira no País a oferecer esta solução como medida de segurança durante as suas viagens. As poltronas dos ônibus, produzidas em couro ecológico, são também diferencial por permitirem a completa higienização dos assentos a cada viagem. Todas as peças de uso do passageiro como mantas, travesseiros e capas de poltronas são esterilizadas, secas e embaladas com total segurança antes dos embarques.
Segurança no embarque
As medidas de segurança estão ainda em todos embarques rodoviários. Nas plataformas, o distanciamento físico de dois metros foi sinalizado com marcações e a medição de temperatura dos passageiros foi adotada como mais uma forma de prevenção. A orientação é ainda para o uso de máscaras durante toda a viagem. Ao entrar no ônibus, o passageiro utiliza o tapete higiênico para a limpeza da sola dos sapatos, preparado com produtos desinfetantes e sanitizantes que eliminam vírus e bactérias. Todos os ônibus disponibilizam dispensers de álcool em gel, logo na entrada dos veículos, para higienização das mãos.
Os motoristas da empresa, que seguem como protocolo informar previamente os passageiros sobre detalhes do itinerário antes das viagens, agora dão as boas-vindas pelo microfone do veículo, evitando contatos e reforçando os cuidados com a segurança. Todos os colaboradores recebem treinamentos constantes dentro da política de Segurança do Trabalho da empresa. Especificamente, os treinamentos com reforços sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sobre os novos métodos de higienização têm sido frequentes. Entre os EPIs utilizados por eles estão máscaras e óculos de proteção, protetor auditivo, luvas, botas de borracha e uniformes em brim diferenciado.
“Garantir todos os padrões de limpeza e higienização tem sido o nosso foco para trazer segurança para as pessoas e confiança de que terão uma viagem protegida. Até o final deste ano, deveremos estar com 80% da operação ativa, normalizando o atendimento no primeiro trimestre de 2021”, afirma Estefano Boiko Junior, vice-presidente da empresa.
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